Tenha Acesso Vip a Estratégias  de Empreendedorismo Digital e comece seu Negócio na Internet do Zero Absoluto

Ganhar Dinheiro Oportunidades Ricardo Sorren

Crédito Pessoal – O que preciso saber e quando devo fazer o meu

Crédito Pessoal – O que preciso saber e quando devo fazer o meu

Você já precisou de um Crédito Pessoal? Talvez seja uma solução segura, rápida, mas algumas considerações precisam ser feitas.

Quem nunca passou aquele aperto e pensou “Acho que vou pegar um empréstimo”, ou até mesmo estava querendo comprar aquela televisão dos sonhos e teve de recorrer ao financiamento da loja, não é mesmo?

Não se preocupe, a maioria não sabe disso mesmo.

Então, antes de você tomar seu próximo Crédito Pessoal, ou como também é conhecido: Empréstimo Pessoal, saiba exatamente o que você está contratando e como funciona esse processo todo!

O que é Crédito Pessoal?

O Crédito Pessoal é, definitivamente, um processo de financiamento que é concedido pelos bancos para que algumas empresas com o título de Entidade Financeira Autorizada façam a requisição dela, a fim de que uma pessoa física ou jurídica possa efetuar a compra de bens ou produtos.

Obviamente, estes bens ou produtos não precisam ser – necessariamente – comprados.

Uma vez tomado o empréstimo ou crédito pessoal, quem está em posse do dinheiro pode usar como bem entender.

O fato de especificar o produto serve apenas para saber o valor que será emprestado, e quais as taxas de juros aplicáveis, a partir daquele valor e da forma de pagamento.

Ebook-Empreendedorismo

Ou seja, toda vez que você compra um produto a prazo, na verdade quem está efetuando o pagamento da sua compra é o banco, a loja apenas age como a Entidade Financeira Autorizada a tomar este “empréstimo” para você.

De modo que ela também será a responsável por pagar este empréstimo depois.

Algumas lojas fazem o financiamento direto, passando a responsabilidade do pagamento para o cliente.

Ou seja, se você não pagar, ela não assumirá o risco junto ao banco, mas sim você.

Por isso, muitas vezes, pessoas estão com o nome sujo em determinado banco, mas nem sabiam o motivo, acreditando que quem havia lhe concedido o crédito fora a loja, e não o banco.

Porém, não é somente assim que funciona o crédito pessoal. Existem mais tipos, e é justamente sobre isso que você irá ler no próximo tópico!

Vou te enviar todas as dicas de como montei este blog e como ser um Empreendedor de Sucesso

Quais os tipos de Crédito Pessoal?

Existem dois tipos de créditos pessoal que são utilizados no Brasil, hoje em dia. São eles:

  • Crédito de terceiro;
  • Crédito direto.

E funciona, basicamente, assim: O Crédito de terceiro é aquele que você toma em uma loja, uma garagem de carros ou – até mesmo – na hora de comprar uma casa financiada.

Em geral, todo tipo de financiamento é através de um credito de terceiro.

Isso acontece porque você é o “terceiro” numa linha de três responsáveis.

Sendo que o primeiro é o banco que fornece o dinheiro, o segundo e a Entidade financeira que lhe concede esse dinheiro, através de um bem (móvel, imóvel, automóvel, etc), e o terceiro é você, que não pega o dinheiro em si, mas somente o produto final.

O outro tipo de crédito pessoal é o Crédito Direto, e tem este justamente por você não ser o terceiro, mas sim o dinheiro ser repassado diretamente a você.

Ou seja, é aquele empréstimo que você toma junto ao banco ou alguma destas agências de crédito pessoal, que nos dias atuais estão se multiplicando!

crédito-pessoal-mulher-digitando

Quando solicitar Crédito Pessoal?

No meio da crise que estamos passando neste ano de 2015, muitas pessoas acabam escolhendo – sem pensar duas vezes, o que é pior – em fazer uso do crédito pessoal, com o limite de crédito que adquiriram durante os anos de economia a todo vapor.

Mas, quando é a hora de fazer uso do crédito pessoal? Ele realmente é a melhor opção?

Pois bem, as vezes o crédito pessoal é sua salvação e, algumas vezes, o calvário. Tudo vai depender do fim que você vai dar ao dinheiro.

Por exemplo, no caso do crédito de terceiro, ele só é a melhor opção se o parcelamento do bem que você está comprando for sem juros.

Assim você divide sua conta, sem pagar mais por isso. Mas, se ele tiver qualquer quantidade de juros imposto, não importa quanto, fuja dele e prefira comprar a vista!

No caso do crédito direto, é muito variável e depende do motivo pelo qual você está tomando este dinheiro.

Se for para abrir um novo negócio, que você sabe que lhe dará retorno suficiente, pode ser uma boa pedida.

Ou, até mesmo, se for para pagar o cartão de crédito ou quitar um financiamento de longo prazo que possuam juros maiores que o do crédito pessoal, ainda vale a pena.

Agora, se você quer um empréstimo para pagar algo que tem uma taxa de juros menor ou, até mesmo, para sair de férias, ou gastar com coisas supérfluas, não cometa o erro de tomar dinheiro emprestado, pois isso vai acabar lhe dando um imenso prejuízo.

Nestes casos é preferível guardar dinheiro.

crédito-pessoal-saindo-com-muito-dinheiro

Onde Solicitar Crédito Pessoal?

Muito bem, você já analisou a usabilidade do dinheiro e viu que, realmente, tem a necessidade de solicitar um crédito pessoal, então onde solicitar?

Como você já sabe, existem dois tipos de crédito, então cada um tem um lugar específico para ser solicitado.

No caso do crédito de terceiro, você consegue retirá-lo junto a lojas, garagens de automóveis, revendas, e todo tipo de comércio que venda a prazo (sem ser no cartão de crédito) e/ou dispunha de financiamento para os seus clientes.

Nesta modalidade, as chances de se conseguir a liberação do produto são muito mais altas que no caso do crédito direto, pois – geralmente – as lojas pedem apenas um comprovante de renda e a documentação básica.

Se tratando do crédito direto, você consegue solicitar em agências bancárias onde você possua uma conta, principalmente corrente, ou em cooperativa de crédito (como a Sicredi, por exemplo), além das agências de empréstimo pessoal, como a Crefisa e outros deste mesmo ramo de atuação.

Aqui, a liberação do valor do empréstimo, na maioria das vezes, é mais difícil devido a uma análise detalhada de crédito, visando a movimentação que você faz em sua conta bancária, a quanto tempo você participa daquela instituição financeira e coisas tipo.

A vantagem do empréstimo direto é a rapidez, afinal de contas, uma vez aprovado o empréstimo você já pode sacar o dinheiro na hora!

credito-pessoal-o que fazer

Abusou? Saiba como pagar dívida de Crédito Pessoal!

No início deste artigo falamos de como é perigoso tomar um empréstimo ou crédito pessoal, de modo que a maioria das pessoas age por impulso e, depois, se vê com uma dívida quase impagável e que vai acumulando juros em cima de juros.

Então, como sair da dívida do crédito pessoal?

Primeiramente, saiba que fazer outro empréstimo não vai ajudar muito, portanto a melhor maneira – por mais absurdo que pareça – é esperar.

Sim, espere passar um tempo, deixe que liguem algumas vezes e depois de, mais ou menos um ano, quando tiverem dado o dinheiro como perdido, você liga e negocia um valor para quitar a dívida.

Exatamente! Quitar! Nada de reparcelar ou algo do tipo, vá lá e quite a vista toda a dívida, dessa forma você consegue abater os juros que correram neste tempo e, na maioria das vezes, vai pagar menos do que se tivesse pagado em dia todas as parcelas.

E aí, gostou do artigo? Te ajudamos em alguma coisa?

Então também ajude os demais leitores, dando outras dicas e falando sobre o que você sabe sobre Crédito Pessoal, contamos com a sua participação!

Sobre o autor | Website

Empreendedor Digital redator do blog "Trabalhar pela internet agora" onde se empenha de forma profissional a ajudar pessoas determinadas e com foco em como ganhar dinheiro na internet de maneira séria e com verdade de trabalho.

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Seja o primeiro a comentar!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.