Tenha Acesso Vip a Estratégias  de Empreendedorismo Digital e comece seu Negócio na Internet do Zero Absoluto

Ganhar Dinheiro Oportunidades Ricardo Sorren

Como se dar bem no Mercado de Trabalho – 5 passos decisivos e Infalíveis para o sucesso da sua carreira

Como se dar bem no Mercado de Trabalho – 5 passos decisivos e Infalíveis para o sucesso da sua carreira

Diante desta crise financeira que o país está enfrentando, o mercado de trabalho vem ficando vez mais concorrido, some-se a isso as demissões em massas e os “cargos inatingíveis”, está feita a fórmula para um mercado extremamente concorrido.

Então, a pergunta que cada dia mais profissionais fazem é: Como se destacar no mercado de trabalho?

Aparentemente, parece uma questão sem resposta, mas acompanhe este artigo que vamos explicar, através de um passo-a-passo simples e comprovado que é possível se destacar na multidão e garantir sua vaga, não importa o cargo que você esteja pleiteando!

Como se Destacar no Mercado de Trabalho: Passo-a-passo

Antes de tudo, esqueça tudo que você aprendeu até aqui sobre mercado de trabalho, esta fórmula é completamente revolucionária e se você seguir à risca, certamente vai se dar muito bem!

Primeiro Passo – Preparação

O título deste primeiro passo pode parecer algo bem clichê, mas você verá que não!

A preparação é importante, mas quando eu falo em preparação, não me refiro a coisas como cursos acadêmicos nem nada do tipo.

Quando falo em preparação, eu me refiro a preparação mental, isso mesmo, você começar a treinar seu cérebro para responder rapidamente qualquer questão, mesmo que você não saiba a resposta.

E, acredite, isso não se faz metendo a cara no estudo, mas sim treinando mesmo.

Uma das melhores formas de treinar seu cérebro para estar pronto a responder qualquer questão é focar na construção de um Q.I. (Quociente de Inteligência) alto.

Muita gente acredita que para aumentar o QI deve-se estudar muito, mas não é bem por aí o caminho. Não vou dizer para você abandonar a escola, mas não foque somente nisso. Existem diversos exercícios para aumentar sua inteligência.

Um deles – e na minha opinião, o melhor – é um aplicativo para Android e iOS, o Lumosity, lá você vai encontrar dezenas de atividades, divididas diariamente que servem para aumentar suas capacidades cognitivas em larga escala. E o melhor de tudo: Gratuitamente!

Então não perca mais tempo e comece a exercitar seu cérebro, certamente o mercado de trabalho vai lhe abrir portas e isso vai lhe ajudar muito na hora de ser criativo e responder mais rapidamente as questões, afinal de contas, a resposta – muitas vezes – está na própria questão e, se você tiver capacidade cognitiva o suficiente para captar isso, poderá responder e debater sobre qualquer assunto, mesmo que você nunca tenha ouvido falar sobre ele.

mercado-de-trabalho-pessoas-pensando

Segundo Passo – Apresentação

Pois é, infelizmente nossa sociedade julga um livro pela capa.

Então, deixe sua capa muito, mas muito boa mesmo! Vá lá, exercite-se, esteja sempre bem arrumado, passe cremes, use perfumes… Enfim! Esteja sempre uma pessoa esteticamente bonita, mas não exagere.

Procure estar meu arrumado e limpo mas soe tudo de maneira natural.

Pode parecer bobagem, mas todo mundo olha primeiro para a aparência da pessoa e só depois para as qualidades, e sabemos muito bem que a primeira impressão é a que fica, então capriche nessa primeira impressão.

Ebook-Empreendedorismo

Terceiro Passo – Ação

Bem, agora que você já está bonito ou, pelo menos, apresentável e possui inteligência suficiente para responder qualquer questão que lhe seja colocada a frente, é hora de partir para a ação: O mercado de trabalho procura oportunidades.

Quando falamos em oportunidades, as pessoas pensam que são aquelas vagas onde você trabalha uma hora por dia, sentado, no ar-condicionado, e ganha 10 mil reais por mês, mas vai por mim, geralmente essas vagas é que não são oportunidades nenhuma.

Sabe porquê? Se para você, que vai entrar agora, já tem todas estas regalias, quem está lá deve ter muito mais e, provavelmente, você nunca vai tomar o lugar dessas pessoas, pois elas não querem perder tudo isso e, ainda, terá de lidar com uma multidão de pessoas tentando lhe derrubar do seu emprego.

Portanto, enfrente todos os empregos como uma oportunidade, eu acredito na máxima de que quem constrói a oportunidade é você, ela não surge do nada.

Para dar um exemplo disso, vou citar um caso do meu passado: Eu estava desempregado, quase passando fome e isso em um começo de casamento, então imagina a minha pressão para arrumar alguma coisa, qualquer coisa!

Vou te enviar todas as dicas de como montei este blog e como ser um Empreendedor de Sucesso

Foi quando eu vi um anúncio de vaga para professor de informática, eu não entendia quase nada disso, mas fui lá e me candidatei.

Na entrevista, graças a capacidade cognitiva que passei meses treinando, consegui enganar bem e eles acharam que eu, realmente, sabia dar aulas.

Consegui o emprego! Agora, era realmente aprender a ensinar. Como?

Bem, eles usavam apostilas, peguei as primeiras apostilas do curso que eu seria professor e estudei a noite toda, cheguei para dar aula morrendo de sono, mas com o conteúdo na cabeça.

Ensinei como se fosse um expert, e toda noite em casa eu ia estudando o que iria ensinar nos próximos dias ou semana.

Logo, me tornei alguém bom naquilo (acho que era Designer Gráfico) e pude ensinar de verdade.

O tempo foi passando, os alunos quase não paravam nos cursos, então comecei a mudar o método de dar aulas, e consegui “prender” os alunos no meu curso.

Ganhei destaque entre os professores, não demorou muito para que eu virasse supervisor.

Uma vez como supervisor, comecei a dar “pitacos” sobre a administração, quando houve uma troca de gerentes, eu fui escolhido.

Agora sim, eu trabalhava poucas horas por dia e ganhava bem, uma grande oportunidade, não? Mas ela pulou no meu colo?

Jamais, eu a construí quando aceitei trabalhar como professor, mais de 10 horas por dia ensinando algo que não sabia, para ganhar um salário mínimo (isso sem mencionar nas horas que eu passava em casa estudando).

Quarto Passo – Vital para o Mercado de Trabalho – Networking

Muito bem, agora que você já foi para a ação e colocou em prática tudo que aprendeu até aqui, certamente você já conseguiu um emprego, que pode não ser bom agora, mas certamente você vai construir sua própria oportunidade.

Sendo assim, é hora de colocar em prática um dos pontos mais importantes para lhe garantir não só uma realocação no mercado de trabalho, se isso um dia for necessário, mas principalmente uma ascensão na carreira, o quanto antes!

Networking significa “Rede de trabalho”, ou seja, uma rede de contatos que você tem com profissionais, sejam eles funcionários ou empresários.

Sempre mantenha em seus contatos os nomes, números e toda informação possível sobre estas pessoas.

Afinal, algum dia você vai precisar de cada um deles. Mas, não pense que é somente isso.

Você deve nutrir essa rede, dando atenção para cada um destes contatos e ajudando-os com os problemas que possam vir a surgir.

Assim, quando você precisar daquela “forcinha” para pegar um cargo mais alto em outra empresa, ou estiver desempregado e precisando de uma indicação, não vai parecer que você só chama eles quando precisa.

mercado-de-trabalho-homens-e-mulheres

Quinto Passo – E não menos importante para o Mercado de Trabalho – Assuma o risco

Por fim, mas não menos importante, ASSUMA O RISCO. Não importa do que, não importa se você dá conta ou não, sempre assuma o risco.

Veja minha história mais acima, eu não sabia nada de design gráfico, mas assumi o risco e aprendi “na marra”.

E sabe porque assumir o risco e aprender a força é bem mais fácil e útil do que aprender antes de assumir o risco?

Porque, como diziam meus pais, “quando a água bate na bunda, você tem de nadar”.

Ou seja, se você está correndo o risco de perder o emprego que recém conquistou, você vai dar seu jeito para conseguir cumprir o prometido, não importa quanto esforço físico ou mental você tenha de fazer.

Então, jamais, em hipótese alguma, recuse qualquer trabalho por pensar “não consigo fazer isso, ainda”. Assuma, mesmo que você não consiga fazer e depois, se vire para aprender na hora.

É isso, ou perder a vaga para alguém que diz que sabe fazer e vai aprender na hora, também. Afinal de contas o mercado de trabalho está cada vez mais concorrido e a diferença quem faz é você.

Sobre o autor | Website

Empreendedor Digital redator do blog "Trabalhar pela internet agora" onde se empenha de forma profissional a ajudar pessoas determinadas e com foco em como ganhar dinheiro na internet de maneira séria e com verdade de trabalho.

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Seja o primeiro a comentar!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.