Tenha Acesso Vip a Estratégias  de Empreendedorismo Digital e comece seu Negócio na Internet do Zero Absoluto

Administração

O que é Administração? Conceitos, métodos e organização

O que é Administração? Conceitos, métodos e organização

O que é Administração?

Administração é um ramo das ciências humanas que se caracteriza pela aplicação de práticas de um conjunto de normas, princípio e funções dentro de uma organização empresarial.”

Como você pode ver na breve explicação acima, Administração é um ramo dentro das ciências humanas que é responsável por colocar em prática o estatuto de uma empresa ou instituição.

Mas, certamente isso não deve responder todas as suas questões, então – em suma – o que é a Administração?

Administração entenda o que é

O-que-é-adminstração

A administração é algo que tem muitas facetas e é o diferencial de qualquer empreitada, seja o de uma marca, de uma indústria ou, até mesmo, de um filme.

Saber administrar todas as mazelas que surgem e tirar sempre o máximo possível de lucro de algo é a base da Administração moderna.

Em poucas palavras, a Administração é a arte de dirigir uma empresa ou um determinado setor, fazendo com que ele renda lucros ou cumpra determinados objetivos.

E, dessa forma a Administração se divide em várias especializações diferentes.

Confira algumas delas:

  • Comércio internacional;
  • Administração de sistemas, organização e métodos;
  • Administração de Sistemas da Informação;
  • Gestão Sistêmica;
  • Gestão de Pessoas;
  • Gestão em Marketing;
  • Administração de materiais;
  • Administração pública;
  • Administração de produção e operação;
  • Administração Financeira.

Ficou interessado em conhecer mais? Não precisa clicar em lugar nenhum, separamos um breve resumo de cada uma para você, aqui mesmo neste artigo. Dá uma olhada aí!

Comércio Internacional

O ramo de comércio internacional é onde atua o profissional entende das mazelas do comércio com o exterior, seja ele de importação ou exportação.

O profissional de Comércio Internacional conhece todos os métodos para comprar e vender produtos entre governos e empresas de diferentes países.

Para se manter antenado, um profissional desta área tem o dever de se manter sempre ligado as notícias que acontecem pelo mundo, tanto políticos quanto econômicos, passando por assuntos religiosos e confrontos armados.

Somente assim ele terá capacidade de cumprir suas funções de determinar as tendências do mercado nacional e internacional, identificar necessidades de fornecedores e clientes, captar todas as melhores oportunidades de compra e venda de ativos e bens gerais, bem como traçar uma estratégia de marketing.

Além disso tudo, o profissional de Comércio Exterior tem o dever de cuidar e planejar de toda a logística de transporte, pagamento e estoque de produtos, sejam frutos de importação ou exportação.

Campo de trabalho:

  • Empresas de Câmbio;
  • Importadoras;
  • Empresas de seguro;
  • Empresas de logística;
  • Instituições governamentais de desenvolvimento econômico e tecnológico;
  • Empresas de comércio dos mais diversos setores;
  • Instituições financeiras.

Administração de Sistemas, Organização e Métodos

como-criar-organograma-na-adminstração

Talvez o mais complexo tipo de administração, geralmente não é adquirido através de um curso específico, de modo que nasce com a pessoa ou é adquirido ao longo da vida através do estudo de diversas áreas, ou pela simples experiência laboral.

Em suma, a administração de Sistemas, Organização e Métodos é uma espécie de administração geral, onde a pessoa tem de gerir exatamente tudo, no interesse de deixar tudo funcionando plenamente, com a melhor organização possível, para que a empresa produza o máximo possível, com o menor custo, visando assim o lucro extremo.

Esta administração, geralmente, é empregada por empresários ou administradores com mais experiência, quando estes se tornam palestrantes, coaching’s ou consultores de gestão.

A função deles é deixar tudo “no ponto de bala”, de modo que só falte o “start” do dono para que a produção comece com o pé direito.

Este método de administração é muito complexa, pois deve cuidar tanto da parte humana, quanto do maquinário, da logística, dos preços, do marketing inicial, da identificação da empresa, do branding e, para completar, deve cuidar também de toda a organização da parte digital (TI).

Como você pode ver, não é para qualquer um e precisa de muita experiência ou, simplesmente, nascer com este “dom”.

Campo de trabalho:

  • Coaching;
  • Consultoria;
  • Palestras empresariais;
  • Empreendedores;
  • Empresários.

Administração de Sistemas da Informação

Erroneamente confundido com a área de TI e de pouco conhecimento dos formandos de administração, a área de Sistemas da Informação é uma importantíssima área dentro da Administração, principalmente nestes tempos mais modernos.

Atualmente, existem milhares de empresas, só no Brasil, que necessitam de um sistema de virtual para poder ter lucro e rentabilidade, para algumas inclusive, este sistema é obrigatório por lei, como é o caso de empresas que atuam com comércio exterior, onde o sistema SISCOMEX é obrigatório e vital para o bom andamento das atividades.

Mas, por ser um campo pouco explorado, geralmente quem assume o papel de um administrador de Sistemas de Informação é um Gerente de TI, coisa que nem sempre dá certo.

Pois um gerente de TI serve para gerir as coisas dentro do projeto de TI e não todo o processo de organização humana e, principalmente, de organização dos dados.

Coisa que somente alguém que estude e se foque na área de Administração de Sistemas da Informação será capaz de fazer com excelência.

Campo de trabalho:

  • Praticamente todas as empresas privadas e estatais da atualidade.

Gestão sistêmica

Vou te enviar todas as dicas de como montei este blog e como ser um Empreendedor de Sucesso

O termo “Gestão sistêmica” e até mesmo esta atividade é muito incomum no Brasil, ainda. Aliás, infelizmente, porque todos os dias empresas fecham as dúzias, justamente por não saberem fazer uma gestão sistêmica de seus negócios.

O profissional especializado em Gestão Sistêmica tem como objetivo fazer uma integração entre todos os níveis de uma empresa, deste a alta diretoria até o chão da fábrica, com o intuito de manter a organização, prazo e controle de qualidade.

Somente uma gestão sistêmica é capaz de salvar tantas empresas com um modelo arcaico de gestão, como as que temos no Brasil as dúzias.

Este modelo de Administração é baseado na Teoria Geral de Sistemas, que tem como objetivo principal quebrar as barreiras que existem no interior de uma empresa, fazendo com que todos os colaboradores consigam ver os impactos de uma ação – seja ela negativa ou positiva – dentro de uma empresa.

Campo de trabalho:

  • Todas as empresas privadas e estatais da atualidade.

Gestão de Pessoas

Ao contrário do que muita gente pensa, a atividade de Gestão de Pessoas não é, tecnicamente, uma função do RH. Mas sim dos administradores.

Não é difícil ver empresas onde promoções e aumento de salários são anunciados pelos gestores, mas demissões, reclamações e todo tipo de problema de ordem de pessoal é direcionado ao RH.

Na verdade, essa é uma função do Administrador, ou melhor dizer, um administrador com foco em Gestão de Pessoas.

Este profissional tem como objetivo resolver todas as questões de ordem de pessoal, sejam aumentos ou demissões.

Não importa a origem ou final do problema, a função de um gestor de pessoal é, como o nome diz, gerir o pessoal e manter o corpo de funcionários da empresa sempre na ativa.

Campo de trabalho:

  • Todas as empresas privadas e estatais da atualidade.

Gestão em Marketing

Gestão-em-Marketing

O gestor de marketing tem como objetivo ser o gerente das campanhas mercadológicas da empresa, ou seja, é ele quem vai propor estratégias, planejar, definir e executar novos projetos dentro do Marketing.

Além disso, ele é o responsável pela estruturação de soluções criativas e tecnológicas para todos os problemas mercadológicos que a empresa tenha ou venha a ter no futuro.

De modo que, além de todo o processo de planejamento, ainda ficará responsável por acompanhar e corrigir todo o projeto, quando for necessário.

Campo de trabalho:

  • Agências de marketing;
  • Agências de mídias digitais;
  • Diversas empresas privadas que tem o próprio setor de marketing integrado.

Administração de Materiais

O profissional de administração de Materiais tem como objetivo gerir tudo que acontece dentro do estoque e do almoxarifado.

Este profissional tem como meta manter um certo equilíbrio entre o que sai e o que entra no estoque, a fim de sempre manter materiais disponíveis para o bom funcionamento da empresa.

Justamente por isso, o profissional desta área da administração deverá estar sempre ciente de tudo que acontece na compra, venda, recepção e estoque de materiais.

Como você pode observar, as tarefas são muitas, mas entre as principais estão:

  • Distribuição física;
  • Controle;
  • Conservação;
  • Armazenagem;

Veja o campo de trabalho deste profissional:

  • Empresas de logística;
  • Supermercados;
  • Lojas de atacado e varejo;
  • Todo tipo de empresa que tenha um estoque movimentado.

Administração Pública

Ao contrário do que muitos pensam, a administração pública não é, necessariamente, feita por vereadores, prefeitos e afins.

Mas, sim, pelos funcionários públicos que são contratados mediante concurso público.

A função de um administrador público, como o próprio nome sugere, é cuidar da administração dos bens e serviços públicos, de modo que – diferente dos demais administradores – ele não precisa focar no lucro, mas sim na boa utilização das matérias-primas e zelar pelo rápido e qualitativo atendimento ao público.

Como você pode notar, faltam muitos profissionais de qualidade nessa área. Basta dar uma olhada para o nosso sistema público, de qualquer coisa que seja.

Administração de Produção e Operação

gestao-de-marketing-para-engenharia

A Administração de Produção e Operação, como o nome sugere trata dois campos tecnicamente diferentes:

  • Administração de Produção: Trata do campo da produção geral de produtos físicos ou digitais, geralmente utilizado em fábricas e grandes escritórios de produção de infoprodutos, esta última uma área ainda muito escassa no Brasil;
  • Administração de Operação: Trata do campo da prestação de serviço, geralmente utilizado em empreiteiras, centrais de diaristas, escritórios de freelancers e coisas do tipo.

Como você já deve ter “sacado”, a Administração de Produção e Operação consiste em gerir, analisar, coordenar, definir metas e executar planos estratégicos dentro da produção de algum produto ou, no caso da Operação, dentro de determinado de área de prestação de serviço.

Campo de trabalho:

  • Fábricas e Indústrias;
  • Escritórios, centrais e cooperativas de prestadores de serviço.

Administração Financeira

A Administração financeira é uma das partes vitais dentro de uma Administração bem-feita. Para se ter uma ideia da importância da Administração Financeira, atualmente no Brasil grande parte das empresas falem antes dos 5 anos de atuação, justamente devido à falta de uma gestão financeira bem estruturada.

O Administrador Financeiro é quem lida com toda a parte de finanças de uma empresa, cortando gastos, fazendo compras, decidindo a hora certa de investir ou não, bem como definindo se a empresa precisa de um financiamento e se tem condições de assumir este financiamento.

Campo de trabalho:

  • Todas as empresas privadas e estatais.
O que é Administração? Conceitos, métodos e organização
5 (100%) 1 vote

Sobre o autor | Website

Empreendedor Digital redator do blog "Trabalhar pela internet agora" onde se empenha de forma profissional a ajudar pessoas determinadas e com foco em como ganhar dinheiro na internet de maneira séria e com verdade de trabalho.

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Seja o primeiro a comentar!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.